09/11/08

Requisitos explícitos e implícitos - a antecipação de necessidades

Quando vamos a uma loja de roupa, claramente queremos comprar roupa, no entanto esperamos que o atendimento seja agradável e rápido, todavia não o enunciamos!
Podemos ir mais longe e anteciparmos necessidades que não sejam tão evidentes e oferecer algo que fidelize os clientes.

"Há 3 tipos de empresas: empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir."- Gary Hamel

08/11/08

As ideias meu amigo

A força de uma ideia, na altura certa não pode ser menosprezada.


"Pode-se resistir a uma invasão de exércitos, mas não a uma ideia cujo seu tempo chegou" - Victor Hugo

05/11/08

Presidenciais nos EUA

Barack Obama é o novo presidente dos EUA.

Foi sem dúvida o candidato conotado com uma visão de esperança e mudança.
Foi sem dúvida um sinal de ruptura com a anterior política de Bush que, de alguma forma, foi associada à candidatura do republicano John McCain.
Foi sem dúvida um ponto histórico, com a eleição do primeiro presidente afro-americano dos EUA.

Agora vamos ver como passará dos valores apresentados, da visão, para a aplicação e operacionalização das suas estratégias.

O novo presidente tem à sua frente muito trabalho e a necessidade de apresentar resultados com celeridade. O estado de graça, de que naturalmente gozará, será de curta duração sem a injecção de reforços (resultados) positivos.

Os EUA precisam de inverter a curva descendente da sua economia e nós europeus (e resto do mundo) ansiamos pela sua recuperação, pois necessariamente dependemos desta para termos a nossa!

A novela do BPN

Ainda sobre o BPN e a sua nacionalização. Esperemos que esta nacionalização, não "branqueie" a responsabilidade de quem colocou a instituição na situação actual. Quem jogou e autorizou as designadas "operações clandestinas". Os gestores não devem servir somente para receber prémios mediante resultados obtidos (ou por vezes mesmos sem resultados) e para rodar entre instituições. Devem ser responsabilizados, pelas suas acções directas e pelas acções daqueles que estão sob a sua autoridade, não só quando tudo corre bem mas também quando corre mal!

Já agora, como será tratada a responsabilização de quem deve supervisionar ? Da instituição cuja função é assegurar o "jogo limpo" no sector financeiro, ou seja do Banco de Portugal?

Deixo uma definição de responsabilidade, que acho sublime:

"um fardo descartável e facilmente transferido para os ombros de Deus, do Destino, da Sina, da Sorte, ou do nosso vizinho. Nos tempos da astrologia, era comum descarregá-lo para cima de uma estrela "-Ambrose Bierce

Apreciei sobremaneira o artigo de opinião no Jornal de Negócios.

03/11/08

Supervisão do nosso sistema financeiro precisa-se?

O caso do BPN, volta a revelar que a detecção de irregularidades nas práticas das nossas instituições financeiras, tardam a ser detectadas. Se forem confirmadas as declarações de Miguel Cadilhe, então é sinal que o sistema de supervisão gerido pelo Banco de Portugal deverá ser reanalisado e reavaliado. Não poderemos estar dependentes das "auto-denúncias" das Instituições Financeiras supervisionadas!

Um pressuposto para o bom funcionamento dos mercados, assenta na confiança no nosso sistema financeiro que, por sua vez, deverá ser assegurada por supervisão eficaz que não permita, em tempo útil, condutas menos correctas dos "operadores".
Neste momento estamos a atravessar uma crise que, entre várias consequências (maioritariamente nefastas), expõe pontos que, possivelmente numa situação de mercado mais favorável, poderiam ficar "menos evidentes".

O abuso de autoridade dos governos


Encontrei uma frase que, por vezes, tem uma aplicabilidade extrema, outras vezes nem por isso.

"Dá-se geralmente o nome de abuso de autoridade a todos os actos praticados por um governo do qual não fazemos parte" - Pierre Verón

02/11/08

A primeira "baixa" nas Instituições Financeiras Nacionais


Ainda há poucos dias falava com uns bloguers amigos sobre a possibilidade do BPN ser a primeira baixa nas instituições financeiras nacionais. Aliás, também não era necessária grande perspicácia para por esta hipótese pois os sinais de que as coisas não estavam bem eram bem visíveis.

O Banco Português de Negócios (BPN), após vários rumores sobre a sua situação precária, depois da entrada do prestigiado Miguel Cadilhe para administrador, depois da injecção de capital pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Banco de Portugal (mais de 200 milhões de euros) continua com graves problemas, entre os quais a necessidade de liquidez, que deixavam más perspectivas quanto ao seu posicionamento e sustentabilidade no mercado. Assim, o Estado Português decidiu avançar para a proposta de nacionalização da instituição.

Será uma forma de tranquilizar os depositantes e talvez o cumprimento da promessa de assegurar os depósitos como afirmado e reafirmado várias vezes?

Será este o procedimento que evita a utilização do "seguro" de 25.000 Euro por depositante cujo aumento foi anunciado recentemente?

01/11/08

Pilotar a Empresa

É importante sabermos onde estamos para definirmos metas para os nossos objectivos. A análise do histórico é relevante, no entanto, o investimento nas estimativas de comportamentos futuros (não vamos adivinhar o futuro) será ainda mais relevante.


Um raciocínio para ilustrar o enunciado.


Quando conduzimos, não devemos estar permanentemente a olhar para o retrovisor, mas sim para a frente, visualizando o percurso que iremos percorrer e os eventuais obstáculos a ultrapassar. Aliás, à noite ligamos as luzes para iluminar o caminho. Quando podemos, ligamos os máximos para ver mais adiante. Com mais visibilidade podemos avançar com mais segurança e eventualmente mais velocidade.