28/02/09

Caiu mais uma bomba antónia

O nosso primeiro-ministro (PM) não irá comparecer à reunião de chefes de estado da UE em Bruxelas, promovida pela presidência checa. Irá sim participar no congresso do PS (onde não faz qualquer sentido estar presente outra pessoa). Em Bruxelas estará presente, na reunião, um Ministro de Estado em representação de Portugal.


Talvez seja interessante fazer uma pequena precisão, o PM não estará presente numa reunião:
-informal
-tema basilar para o trabalho-almoço, as medidas que cada estado membro implementou para fazer face à crise (quer-me parecer que estas já foram analisadas e debatidas à pouquíssimo tempo);
-que funcionará num sistema de working-lunch ( 2h e 45 minutos = almoço+trabalho)
-o restante tempo do evento será dividido entre recepção das delegações e presidente do conselho, foto de "família" e conferência de imprensa.
-neste "almoço-trabalho" estará um nosso Ministro de Estado.

O programa do evento pode ser consultado aqui.

Há quem tenha ficado chocado. Eu não fiquei.


P.S.-Inaceitável e escandalosa é a hora a que estou a fazer este post

22/02/09

Descoberta do século!!!

É noticiado no Público que os líderes do G20 afirmaram a sua "determinação de concretizar uma grande reforma do sistema financeiro internacional, para evitar uma repetição da actual crise, insistindo na regulação dos fundos especulativos e na penalização dos paraísos fiscais".

“Voltámos a sublinhar a convicção de que todos os mercados financeiros, produtos e participantes devem ser sujeitos a vigilância ou regulação, sem excepção e independentemente do país de origem”

Gostaria de saber quem beneficia com a existência dos paraísos fiscais, das offshores e do selvático mercado especulativo ! Os Estados que não tributam rendimentos (talvez os que lá aplicam uns "tostões", não devem ser poucos a usar este expediente)? Os mercados que ficam com o valor dos produtos transaccionados enviesado pela acção dos especuladores na ânsia de ganharem mais dinheiro (lembram-se do petróleo e outras matérias-primas?),...

Extraordinário. Chegámos à conclusão que é necessário vigiar o que se passa nos mercados financeiros e os seus intervenientes! Apetece gritar EUREKA! Quase que visualizo o Arquimedes a gritar nu pelas ruas de Siracusa, eufórico com a descoberta...



08/02/09

Alfabetização Digital

Na Agência Financeira surge um artigo com o tema "É necessária alfabetização digital da sociedade portuguesa". Não poderia concordar mais. Aproveito e transporto a frase para o contexto empresarial...é inadmissível que nos dias de hoje hajam tantos indivíduos que possuem baixa autonomia na utilização dos computadores e programas básicos.

Faço menção que muitos destes "problemáticos" utilizadores são relativamente jovens, que têm contacto com o computador e programas "básicos" do tipo processador de texto, folhas de cálculo, navegador de Internet desde "o tempo da escola".

Acrescento ainda que muitos deles possuem elevada autonomia na utilização de "Messenger" (nesta aplicação temos utilizadores "expert" com milhares de horas de voo), na criação de perfis Hi5, blogues, muitas vezes com introdução de imagens, ligações e aplicação externas.

Conclusão: Quando há interesse, desenvolvem as suas "competências informáticas", se for para utilização em trabalho...é muito complicado. Pensar é duro, principalmente se não for para diversão!

Perdoem-me aqueles que, por várias impossibilidades nunca puderam ter o contacto ou formação profissional necessários para trabalhar com os computadores, mas a todos os outros, e são muitos, haja paciência!